segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Internacionalização - Será que me posso Internacionalizar ?

Muito se tem falado de Internacionalização das empresas portuguesas, salientando-se as vantagens daí decorrentes para o País e, para as empresas. Abriram-se linhas de crédito com o intuito de possibilitar e facilitar este processo.

Penso que ninguém questiona que o aumento das exportações de bens e serviços por parte de empresas portuguesas contribui para o equilíbrio da balança de pagamentos de Portugal.

Mas para muitos dos empresários portugueses,  colocam-se duas grandes questões :

Será que a Internacionalização se aplica à minha empresa ?
Como faço para Internacionalizar a minha empresa ?

No que respeita à primeira questão, a resposta é SIM, todas as áreas e sectores de actividade são passiveis de internacionalização, dos serviços ao comércio, passando pela industria, todas as actividades se podem internacionalizar.

No que respeita ao COMO, a resposta já não é tão imediata. É necessário proceder a um mapeamento exaustivo da empresa e dos seus produtos e/ou serviços. De forma a se apurar qual o modelo de Internacionalização a adoptar, qual(is) o(s) mercado(s) mais adequados, bem como quais os ajustamentos a serem implementados na empresa.

Todos os passos do processo de Internacionalização devem ser executados de uma forma pensada e estruturada, tendo em mente o "Controle de Riscos", dado não se tratar de um processo isento de riscos.

Posteriormente iremos abordar diversos outros aspectos do processo de Internacionalização.

Para informações mais detalhadas, contacte Paulo  Nunes Porto através do e-mail: paulonunes.porto@gmail.com ou pelo telemovel 969446897