quinta-feira, 8 de outubro de 2009
O Papel dos Agentes de Compra em Portugal
Muitas empresas que com regularidade adquirem produtos de origem portuguesa, possuem em Portugal o que se poderá designar como Centrais ou Agentes de Compras. Com maior ou menor dimensão estas entidades (individuos ou empresas) tem por função a procura, aquisição, controle e embarque dos bens e serviços requeridos pelo cliente.
Ao analisarmos a realidade portuguesa, esta opção toma contornos de necessidade básica. Em Portugal, muitas das empresas que estão a vender e/ou tentar vender os seus produtos no mercado de exportação, não só não dispoem de um departamento com pessoal qualificado para fazer face ás diversas situações que surgem ao se operar no mercado de exportação, como ainda encaram as vendas no mercado de exportação da mesma forma que encaram as vendas no mercado interno.
Ao procurarem produtos portugueses alternativos os importadores debatem-se com inumeras dificuldades, desde a barreira da língua, a morosidade dos processos burocraticos locais, atrasos constantes na entrega das encomendas, inflexibilidade dos fabricantes face aos meios de pagamento comumente utilizados no Comércio Internacional, a custos elevados no transporte das mercadorias por serem muitas vezes obrigados a recorrer a soluções desadequadas, como o embarque por via aerea de produtos que poderiam seguir por navio se as coisas fossem efectuadas correctamente até ao envio de contentores maritimos com o espaço subaproveitado porque um ou mais fornecedores atrasou entregas.
Um Agente em Portugal tem entre outras funções a de estabelecer com os fornecedores um contacto de proximidade e controle quer a nivel de preços, quer de qualidade quer ainda a nivel de prazos de entrega. A optimização de entregas e transporte será outra das suas funções. A coordenação entre as condicionantes dos fornecedores e as necessidades do importador constituem a base operacional destes agentes.
È para reduzir os custos dos importadores e, melhorar a qualidade dos serviços que lhes são prestados pelas empresas portuguesas que existimos. Devido ao nosso conhecimento das realidades do dia-a-dia das empresas portuguesas, conseguimos fazer nossas as preocupações dos nossos clientes e, em conjunto, encontrar soluções.
Assim a existência de um Agente em Portugal é para muitas empresas uma necessidade vital que lhes irá permitir que se empenhem a 100% no desenvolvimento do seu negócio, evitando o desperdício por parte do empresário de tempo e recursos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário