Para qualquer empresa que avançe no processo de Internacionalização, uma das questões que se põe é, PARA ONDE ?
O Mundo é imenso e, de País para País, senão mesmo de região para região, existem diferenças significativas a nivel cultural, legislativo, político, fiscal e de oportunidades. Assim ao pensar na Internacionalização, há alguns aspectos que se devem ter em consideração na escolha de um novo mercado.
LÍNGUA - É aconselhável o correcto domínio da língua nativa do seu novo mercado
CULTURA - Conheça o melhor possível a cultura e os hábitos culturais do seu novo mercado
RELIGIÃO - Certifique-se de que o seu produto ou serviço não colide com preceitos religiosos
CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS - Qual a melhor forma de abordar o seu novo mercado ? (Feiras, Eye-to-eye, etc)
HÁBITOS DE CONSUMO - Conheça os hábitos de consumo do seu novo mercado e analise se o seu produto / serviço se enquadra em hábitos já existentes ou se será necessário criar e motivar o mercado
CAPACIDADE ECONÓMICA - Avalie a capacidade económica actual do seu novo mercado. Veja qual foi a evolução nos últimos 3 anos e quais são as previsões de evolução num futuro a curto e médio prazo.
POPULAÇÃO - Não muito relevante em si mesmo, o conhecimento dos dados demográficos, como índice de crescimento; densidade populacional, distribuição geográfica, distribuição étnica; média etária, pode em cruzamento com outros indicadores facilitar a decisão final.
POLÍTICA E SOCIEDADE - Que tipo de Governo existe ? A situação política interna e externa são estáveis ? Existem tensões sociais que possam desestabilizar o País ? Existem conflitos externos declarados ou latentes ?
INVESTIMENTO PUBLICO - Qual o nível de investimento publico ? Será que existem projectos de desenvolvimento em curso ou em fase de lançamento ? Se sim em que áreas ? Será que os seus produtos ou serviços se podem enquadrar neles directa ou indirectamente ?
BANCA - Qual è a situação da Banca ?
TAXAS E IMPOSTOS - Analise o sistema fiscal, saiba que taxas e impostos vão incidir sobre os seus produtos ou serviços. saiba quais os encargos que terá de suportar para remeter divisas para Portugal. Existe alguma política de atracção de investimento externo ? Se sim, quais os benefícios e contra-partidas ? Será que o País promove uma política proteccionista ?
LOGÍSTICA - Analise as infra-estruturas logísticas, a nivel de portos e aeroportos, rede viaria e ferroviaria. Qual a cobertura geográfica das vias de comunicação.
INFRA-ESTRUTURA BÁSICAS - Como são e como se encontram as redes de distribuição de àgua, Luz, esgotos, etc.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO - Como funcionam as linhas de comunicação de telefone (rede fixa e movel); internet.
LEGISLAÇÃO - Saiba sob que legislação terá de operar e em que medida isso o pode afectar.
CONCORRÊNCIA - Quem é ? Como opera ? De que vantagens dispõe ?
APOIO LOCAL - Poderá dispôr de apoio local ? Nomeadamente ao nivel de Camaras de Comercio, Consulados, etc ?
EMPRESAS PORTUGUESAS - Já existem outras empresas portuguesas no mercado ? Em que medida isso pode constituir uma vantagem para si ?
ACORDOS BILATERAIS - Existem acordos bilaterais com o Estado Português ?
TRADE ORGANIZATIONS - O seu novo mercado pertence a alguma Trade Organization ou tem acordos com outros Países que constituam uma porta de entrada para os seus produtos ou serviços em outros mercados em situação vantajosa ?
POLÍTICA DE VISTOS - Saiba como pode entrar e sair do País
NÍVEL DE INVESTIMENTO - Calcule qual o investimento necessário
Após ter recolhido e trabalhado o máximo possivel de informação seleccione o mercado que lhe parecer mais promissor. Obtenha contactos de empresas locais e visite-as. Aproveite a estadia para se "sentir" a realidade do País, do povo, da cultura, veja como a sua concorrência opera e promove os produtos localmente.
Reanalise a sua opinião e tome uma decisão final.
Para informações adicionais ou esclarecimentos, contacte:
Paulo Alexandre Nunes Porto
e-mail: paulonunes.porto@gmail.com
Telef.: (+351) 969446897 / 219940812
Sem comentários:
Enviar um comentário